Resenha - Banda: X-Empire - EP: End of Times (2014)

Resenha por: Renato Sanson


Não é de hoje que muitas bandas investem na mescla de estilos em busca de sua identidade própria, sendo que em muitos casos caiem no rótulo de Avant-Garde, pela variedade de gêneros musicais utilizados.
Com o X–Empire é um pouco diferente, apesar de o som não ser rotulável, a banda bebe na fonte do Metal moderno, mesclando outros estilos, como o Thrash e o Heavy Metal Tradicional.
O que quero dizer é que a banda não apresenta nada de novo em termos atuais de Metal, mas se propõe a um som complexo e variado, além de diversas participações especiais no seu EP de estreia “End of Times”.
Nomes do calibre de Raphael Dantas (ex-Andragonia), Cauê Leitão (Andragonia) e Raphael Dafras (Almah) figuram no trabalho, assim como vários outros excelentes músicos, porém um bom lançamento não se faz apenas de boas participações, mas sim com uma ótima sonoridade.
E neste quesito o X-Empire deixa um pouco a desejar, sua sonoridade soa agressiva, mas com uma variedade que torna a audição cansativa, mostrando uma busca por algo mais próprio, mas ainda não soando natural o bastante.
As composições são bem esmeradas e trabalhadas, porém falta um certo feeling, o que também não ajudou muito foi a produção do trabalho, que soa oca demais. Sendo que o vocal está mais alto que os demais instrumentos, e quando as participações especiais aparecem, o som fica abaixo dos demais instrumentos.
Uma atenção maior para produção nos próximos lançamentos não seria nada mal.
“End of Times” é composto por cinco faixas, que soam orgânicas, mas não na mesma linha, por exemplo, “Fallen”, que começa bem, com ótimos riffs e agressividade, porém não mantém o mesmo pique, se tornando cansativa antes de seu final.
Destaco “Warcry”, que mesmo com o excesso de modernidade soa mais pulsante e empolgante, com boas vocalizações e um andamento mais direto.
Bons músicos, dotados de muita técnica, mas para conseguir seu lugar desejado no Metal nacional ainda é preciso certos ajustes.

Conheça mais a banda:


Tracklist:
01 Principium et Finis (intro)
02 Fallen
03 WarCry
04 No Answers
05 Scars from the Past
06. End of Times
07. Reflections in the Dark (outro)


Formação:
Michel Marcos (Vocal)
Rogerio Oliveira (Guitarra)
Felipe Gabriel (Baixo)
Raphael Jorge (Bateria)

Participações especiais:
Raphael Dantas - Vocais limpos em "Warcry" e "End of Times"
Cauê Leitão - Guitarra solo em "End of Times"
Raphael Dafras - Baixo em "Scars from the Past"
Airton Araújo - Vocais limpos no piano em "Scars from the Past"
Bruno Santos - Guitarra solo em "Scars from the Past"
Leandro Tristane - Bateria em "Scars from the Past"
Willian Vankar - Orquestrações em "Scars from the Past"
Daniel Della Santina - Piano em "No Answers"
Sidnei Hares - Vocais limpos em "No Answers"


Comentários

Postar um comentário