Cobertura de Show - Marty Friedman: Genialidade em nome da música (Batemacumba - Porto Alegre/RS, 22/03)

Cobertura por: Renato Sanson
Fotos: Uillian Vargas


Existem muitos guitarristas mundo a fora, mas poucos de fato se destacam, muitos por sua “extrema” técnica outros por usa arrogância. Porém com Marty Friedman é diferente além do grande apuro técnico o músico é dotado de um carisma e humildade fora dos padrões, e a capital gaúcha pode conferir está lenda de perto.

O workshow foi realizado no Batemacumba, casa não tradicional para shows de Rock/Metal o que gerou certa estranheza, mas ao entrar no local se percebeu que a escolha foi acertada, pois teríamos um público intimista que se misturava entre fãs e músicos.

Antes do show tivemos o tão aguardado Meet & Greet com a lenda, onde os fãs adquiriram ingressos especiais para poder conversar, tirar fotos e autógrafos com Marty. E cá entre nós quem não gostaria de conversar com o ex-guitarrista do Megadeth e fundador do Cacophony?


Nós do Heavy And Hell tivemos a oportunidade de participar do Meet & Greet e podemos conferir um músico extremamente atencioso e simpático. Ganhando os fãs e sendo bastante comunicativo.

Perto das 21h era hora da lenda subir ao palco e mostrar a que veio, sendo ovacionado e falando alguns palavrões em português no microfone. A apresentação se inicia com “Ballad of the Barbie bandits” (mostrando todo seu senso melódico) e “Hyper Doom” (com o virtuosismo mais latente).

Em seguida Marty abriu aos fãs o momento perguntas e respostas e apresentou o tradutor brasileiro para os presentes, e já era de imaginar que perguntas não faltaram e claro que a grande maioria era focada no Megadeth e Cacophony.


Marty respondeu muitas perguntas sobre o Megadeth: como sua relação com Mustaine, a possível volta a banda, os álbuns gravados, mas deixou bem claro, que um retorno seria bem improvável, assim como falou que sim gravou grandes discos com o Megadeth, mas não gosta de olhar para o passado isso seria não evoluir.

Também respondeu sobre sua relação com Jason Becker mostrando grande estima, não poupando elogios ao seu companheiro de Cacophony. Também explicou sua certa “relação” com notas exóticas na guitarra, relatando ficar surpreendido quando é questionado sobre isso, até porque ele não compõe pensando se a nota vai soar exótica ou não, apenas deixa a melodia levar o som que é o que realmente prioriza.

Seguindo com o workshow Marty priorizou sua carreira solo, mas mais precisamente os discos mais recentes, tocando “Amagi Goe”, “Inferno”, “Meat hook”, “Undertow” e etc.


Ao final um fã pede para tocar algo do Megadeth, Marty não demonstrou muita empolgação, pois segundo ele não tocava as músicas da banda a bastante tempo, porém, tocou a intro de “Tornado Of Souls” que deixou os presentes mais do que eufóricos.

Mesmo não tocando nenhum som das bandas que o consagraram Marty deixou todos satisfeitos e encantados com sua pessoa. Um músico sem igual, um verdadeiro gênio.

Deixo meu agradecimento especial a Pisca Produtora por trazer mais um grande show ao Sul do país e a Furia Music pelo convite ao evento.


Setlist:

Ballad of the Barbie bandits
Hyper Doom
Amagi Goe
Stigmata Addiction
Meat hook
Inferno
Devil take tomorrow
Undertow


Comentários