Resenha - Banda: W.A.S.P. - Álbum: Babylon (2009 - Relançamento Shinigami Records)

Resenha por: Renato Sanson


Antes de “Golgotha” (2015 – leia a resenha AQUI) o W.A.S.P. colocava no mercado o polêmico “Babylon” (09), que traz em suas letras abordagens do Livro das Revelações e da Bíblia, bem quando o chefão Blackie Lawless assumia suas convicções religiosas, que acabou alvoroçando os fãs de forma negativa.

Indiferente de sua temática e das convicções de Lawless, o que temos em “Babylon” é um disco que segue a linha de “Dominator” (2007 – leia a resenha AQUI), mas não tão criativo, mas também mais longe dos experimentalismos usados em outrora, trazendo aquela veia Hard/Heavy mais pulsante e mantendo sua obscuridade.

“Crazy” abre os trabalhos no melhor estilo W.A.S.P. com seus riffs melodiosos e um refrão empolgante, com Lawless sempre mostrando ótima interpretação; “Babylon's Burning” vem mais rápida e com uma pegada Hard/Heavy de primeira, sendo um dos grandes momentos do álbum; assim como “Seas Of Fire” e a balada “Into The Fire” onde o chefão mostra todo o poder de sua voz inconfundível.


A produção sonora soa cristalina, mas não tão pesada, optando por timbres mais modernos e menos agressivos, mas que acabou combinando com a proposta de “Babylon”. A parte gráfica é bem atrativa e mostra os quatro cavaleiros do apocalipse, seguindo o tema lírico do trabalho.

Um ponto que ficou desnecessário foram os dois covers que aparecem no disco (“Burn” do Deep Purple e “Promised Land” do Chuck Berry), que poderiam facilmente serem trocados por outras faixas inéditas do acervo interminável da Vespa.

Mesmo tendo algumas referências de “The Crimson Idol” (92) e “Last Command” (85), “Babylon” soa com personalidade e soma bastante a ótima discografia dos americanos, não perdendo a mão e nos brindando com ótimas composições.


Links:



Formação:
Blackie Lawless (vocal/guitarra)
Doug Blair (guitarra)
Mike Duda (baixo)
Mike Dupke (bateria)

Tracklist:
01 Crazy
02 Live To Die Another Day
03 Babylon's Burning
04 Burn (Deep Purple)
05 Into The Fire
06 Thunder Red
07 Seas Of Fire
08 Godless Run
09 Promised Land (Chuck Berry)



Comentários