Resenha - Banda: Deep Purple - Álbum: Long Beach 1976 (2016 - Shinigami Records)

Resenha por: Renato Sanson


Um registro diferente e que os saudosistas torcem o nariz, mas esquecem da qualidade dessa época, mesmo que muitos não considerem como Deep Pourple por causa da mudança na sonoridade, que abrangeu o lado mais Fusion, mas é inegável que a fase Coverdale/Glenn Hughes é fantástica!

Para brindar está fase que considero uma das melhores do Purple, o até então bootleg “Long Beach 76”, ganha sua devida versão oficial, e chega ao mercado nacional em formato duplo, com seu áudio remasterizado e com bônus.

A formação dessa época já não contava mais com Ritchie Blackmore, e sim com Tommy Bolin e a turnê em questão era do contestado “Come Taste the Band”. Mas uma formação com David Coverdale (vocal), Glenn Hughes (baixo/vocal), Jon Lord (teclado), Ian Paice (bateria) e Tommy (guitarra) ao vivo só poderia soar de uma forma: poderosa!

E é o que temos em “Long Beach 76”, uma banda poderosa e cheia de musicalidade, esbanjando as influências de Funk e Fusion, mas não esquecendo dos grandes clássicos que os carregaram até ali.

Como temos dois exímios vocalistas neste registro, é muito bacana ver o feeling de ambos em “Burn” ou “Stormbringer”, assim como as interpretações irreparáveis de “Smoke on the Water” e “Highway Star”.

Aqui os improvisos são menos latentes, e Tommy soa mais swingado que Blackmore, trazendo uma vertente diferente, mas não descaracterizando a sonoridade. E o show em si que foi gravado em Los Angeles no dia 27 de fevereiro daquele ano, traz um Purple mais despojado, mas não irresponsável, mostrando ao mundo o poder de duas grandes vozes e o talento de Tommy na guitarra que gerava grande desconfiança.

Como bônus temos mais quatro músicas ao vivo que não pertencem ao “Long Beach 76”, mas sim ao “Live in Springfield” também de 76. Que não traz um áudio tão bom, mas que prova que a formação do Purple até aquela época também era mágica!

Um registro fundamental na história da banda e que vale sua aquisição.

Compre o disco agora mesmo na Shinigami Records: http://bit.ly/1X83CxH

Formação:
David Coverdale: Vocais
Glenn Hughes: Baixo e Vocais
Tommy Bolin: Guitarras
Jon Lord: Teclados
Ian Paice: Bateria

Tracklist:
CD 01:
01 Intro
02 Burn
03 Lady Luck
04 Getting Tighter
05 Love Child
06 Smoke on the Water/Georgia on my Mind
07 Lazy
08 Homeward Strut
CD 02:
01 This Time Around
02 Owed To G
03 Guitar Solo Tommy Bolin
04 Stormbringer
05 Highway Star
Bonus (“Live in Springfield” 1976)
06 Smoke on the Water/Georgia on my Mind
07 Going Down
08 Highway Star

Comentários