Resenha - Cantora: Tarja - Álbum: The Brightest (2016 - Shinigami Records)

Resenha por: Renato Sanson


Confesso que nunca fui grande fã da carreira solo da Tarja, pois para mim ela era a alma do Nightwish, mesmo que os finlandeses tenham seguido com duas ótimas vocalistas nunca mais foram os mesmos.

Porém em seus trabalhos solos a cantora sempre mostrou algo bem fora do Heavy Metal em si, em muitos casos com composições fracas e insonsas, que pouco chamavam a atenção.

A minha expectativa para “The Brightest Void” eram as piores possíveis, porém em comparação aos lançamentos anteriores o álbum superou minha certa decepção, trazendo um som mais robusto e encorpado, tendo bons toques de modernidade e bastante peso.

O lado sinfônico e melódico aprece mesmo que moderado, mas um pouco mais distante do lado comercial, já que “The Brightest Void” é um preludio do que se tornou “The Shadow Self”. Então neste lançamento em questão temos algumas faixas que figuraram em “The Shadow Self”, assim como alguns covers e algumas faixas com versões que não seguiram os padrões de composição pela cantora com pequenas modificações.

A ideia parece estranha, mas funcional, pois os fãs saem ganhando mesmo que algumas faixas se repitam, temos um lado mais experimental da cantora em uma visão mais despojada e menos preocupada com o lado comercial, o que fez muito bem, pois revitalizou o lado mais “Metal” se assim podemos dizer como na faixa “Your Heaven and Your Hell”, onde apresenta um lado mais Soft, mas com bastante peso e energia.

Dos covers apresentados temos “House of Wax” do Paul McCartney, “Goldfinger” (tema do filme 007) e “Paradise (What About Us)” do Within Temptation. No mais um álbum de sobras, mas com bom direcionamento e qualidade.

Não chega a surpreender, mas deixa uma boa impressão.


Links de acesso:

Formação:
Tarja Turunen - Vocais, piano
Alex Scholpp - Guitarras, violões
Christian Kretschmar - Teclados, piano, Hammond
Doug Wimbish - Baixo
Max Lilja - Cello
Mike Terrana – Bateria

Tracklist:
01. No Bitter End (video clip version)    
02. Your Heaven and Your Hell (with Michael Monroe)    
03. Eagle Eye (with Toni Turunen)    
04. An Empty Dream (Main theme from "Corazón Muerto")    
05. Witch Hunt    
06. Shameless    
07. House of Wax (Paul McCartney cover)    
08. Goldfinger (James Bond main theme)    
09. Paradise (What About Us) (new mix)

Comentários