Resenha - Banda: Gamma Ray - Álbum: Insanity and Genius - Anniversary Edition (2016 - Shinigami Records)

Resenha por: Renato Sanson


Fechando os relançamentos em comemoração aos 25 anos de história, temos o disco que fecha a primeira fase do Gamma Ray, o bom “Insanity and Genius”.

Que vem mais Power e melodioso, não trazendo grandes novidades, mas ótimas composições como “No Return”, “Tribute to the Past” ou a fantástica faixa título.

A produção sonora deste trabalho é um dos destaques, pois soa grandiosa e pesada, com Kai e Dirk dividindo a mesma e contando com o suporte de Charlie Bauerfeind (mixagem) e Achim Kruse (masterização). A nova arte também é belíssima, além de um encarte recheado de informações e fotos raras da banda.

O ponto em questão que permeia “Insanity and Genius” é o fato do mesmo ser referência até hoje quando se fala em Power/Melódico, pois o álbum apresenta muito bem esse meio termo, principalmente no quesito peso, onde deixou sua sonoridade mais imponente e agressiva, onde muitas bandas que surgiram depois beberam nesta fonte.

Mas também há de se mencionar que o álbum é um preludio do que viria a ser a nova banda de Ralf Scheepers (o famoso Primal Fear) pós se decepcionar com o Judas Priest (a famosa história em que seria Ralf o novo vocalista dos ingleses, mas que de última hora foi escanteado). E em muitas passagens que ouvimos em “Insanity...” é possível perceber o quanto influenciou os primeiros discos do Primal Fear.

Como bônus temos um segundo disco com bastante material interessante como as versões ao vivo no Chamaleon Studio (gravadas neste ano), o cover de “Exciter” do Judas Priest e as versões Demo de “Money”, “Silence” e “Sail On” que contam com os vocais de Ralf.

Não é o meu preferido da primeira fase, mas é um disco fantástico e que influenciou o Power/Melódico mais pesado e agressivo.

Links de acesso:

Tracklist:
CD 1:
1. Tribute to the Past
2. No Return
3. Last Before the Storm
4. The Cave Principle
5. Future Madhouse
6. Gamma Ray
7. Insanity & Genius
8. 18 Years
9. Your Tørn is Over
10. Heal Me
11. Brothers

CD 2:
1. Valley of the Kings (Live at Chameleon Studios 2016)
2. Heaven Can Wait (Live at Chameleon Studios 2016)
3. Gamma Ray (Extended Version)
4. Money (Demo com Ralf Scheepers)
5. Silence (Demo com Ralf Scheepers)
6. Sail On (Demo com Ralf Scheepers)
7. Space Eater (Rough Mix Horus studio)
8. Exciter (Judas Priest Cover)

Formação:
Ralf Scheepers (Vocal)
Kai Hansen (Guitarra/Backing vocal)
Dirk Schlächter – Guitarra/Teclado/Backing Vocal/Vocais em “Your Tørn is Over”)
Jan Rubach (Baixo)
Thomas Nack (Bateria)


Comentários