Resenha - Banda: Ex Deo - Álbum: The Immortal Wars (2017 - Shinigami Records)

Resenha por: Renato Sanson


As Guerras Púnicas e o seu fascínio pelo Império Romano não só fizeram de Maurizio Iacono um dos músicos mais criativos do Metal Extremo, como colocaram o seu projeto Ex Deo entre as novas realidades do Death Metal mundial.

Para quem não sabe Maurizio também é vocalista do gigante Kataklysm e em paralelo a sua banda principal nasceu o Ex Deo que traz em seu Império frontal mais três companheiros de banda: Dagenais e Barbe (guitarras) e o baterista Oil.

Neste terceiro trabalho temos aquele Death Metal Sinfônico característico que impõem, com riffs soberbos e climas épicos e cinematográficos, com orquestrações e teclados muito bem colocados, e Maurizio despejando todo seu conhecimento histórico através de linhas vocais urradas e marcantes.

Mesmo se tratando de um trabalho de Death Metal temos aqui o lado mais sofisticado do estilo, pois a produção de alto nível já mostra isso e as composições em si trazem ótimas melodias e momentos diversificados e densos, como é possível ouvir em “The Rise of Hannibal” ou “Crossing of the Alps”.

Um outro ponto de destaque é parte gráfica e o desenvolvimento do layout, que dão o clima exato da parte lírica com uma capa belíssima e angustiante, sendo impossível ouvir o trabalho sem estar com o encarte em mãos.

“The Immortal Wars” é um forte candidato a melhor disco de Metal Extremo de 2017, seja pelo seu contexto lírico ou pelo seu instrumental refinado.

Verdade seja dita, o Ex Deo é um grande nome do Death Metal da atualidade.

Links:

Tracklist:
1. The Rise of Hannibal
2. Hispania (The Siege of Saguntum)
3. Crossing of the Alps
4. Suavetaurilia (Intermezzo)
5. Cato Major: Carthago Delenda Est!
6. Ad Victoriam (The Battle of Zama)
7. The Spoils of War
8. The Roman

Formação:
Maurizio Iacono - Vocais
J-F Dagenais - Guitarras
Stéphane Barbe - Guitarras
Dano Apekian - Baixo
Oli Beaudoin - Bateria



Comentários