Resenha - Banda: From The Dust Returned - EP: Homecoming (2017)

Resenha por: Renato Sanson
Note/rate: 8,0/10


É incrível como podemos notar a diversidade musical de certos undergrounds mundo a fora. Assim como no Brasil que temos uma gama sonora muito característica e diversificada, a Itália não fica para traz e sempre nos brinda com ótimas bandas de seu underground.

Sendo assim, vindos de Roma temos o From The Dust Returned, que apresenta em seu primeiro lançamento (o EP “Homecoming”) um som progressivo e bem fora dos padrões que conhecemos do estilo.

Podendo dizer que a semelhança fica por algumas músicas serem um pouco mais longas (mas não como no Dream Theater rsrsrs), mas a estrutura se desenvolve de uma forma diferente. As inclusões acústicas são presentes, assim como climas de teclados mais densos, não chegando a duelar com as guitarras que apresentam peso e certa simplicidade, sendo possível notar sua complexidade em suas variações e quebras de ritmo. Que em muitos casos são ditadas pelas alternâncias vocais que vão do limpo ao scream quase gutural, em situações não tão atípicas, mas que trazem um ar interessante a sua proposta.

A produção é seca e compacta, com timbres claros, mas que poderiam ser um pouco mais sofisticados pela musicalidade que apresentam. A arte é bela e simples ao mesmo tempo, combinando com sua sonoridade.

Progressivo, moderno e quase indigesto. Mas que conforme você vai ouvindo se dá conta do grande trabalho que tem em mãos.

Links:

Tracklist:
1. Harlequeen (8'09'')
2. Homecoming (1'33'')
3. Echoes of faces (6'09'')
4. Glare (5'13'')
5. Wipe away the rain (8'10'')
6. Sleepless (0'54'')

Formação:
Alex De Angelis (vocals, guitars)
Marco Del Bufalo (vocals)
Miki Leandro Nini (bass)
Danilo Petrelli (keyboards)
Cristiano Ruggiero (drums)




Comentários